Autor: Karla Mendes

Pesquisa de Opinião, uma visão em 3D – parte 5 (o 4º D)

O advento dos grande sistemas de monitoramento de dados, os chamados BigData, elevaram as pesquisas como ferramentas para identificação do comportamento das pessoas a um patamar elevadíssimo. É como um círculo que liga a ultramassificação com a ultra individualização do cidadão, do consumidor, do eleitor ou de qualquer outro foco humano de investigação. A digitalização […]

Pesquisa de Opinião, uma visão em 3D – Parte 2

No artigo anterior, explorei como critérios subjetivos podem ampliar o alcance dos resultados das pesquisas de opinião, utilizando o que denomino de metodologia dos 3 D (Demografia, Democracia e Diversidade), alcançando uma análise mais ampliada da informação, afinal, a visão de mundo das pessoas é o que conduz suas escolhas. A pesquisa de opinião é vista […]

Pesquisa de Opinião, uma visão em 3D

Parte 1 As pesquisas de opinião são uma ferramenta decisiva para se compreender a dinâmica do comportamento humano, tanto em grupos sociais como no mais individualizado dos seus aspectos. Tudo é uma questão de objetivo, método e qualidade. É uma ferramenta fundamental para quem quer desenvolver qualquer projeto que vise tranformar uma nação, articular uma […]