O advento dos grande sistemas de monitoramento de dados, os chamados BigData, elevaram as pesquisas como ferramentas para identificação do comportamento das pessoas a um patamar elevadíssimo. É como um círculo que liga a ultramassificação com a ultra individualização do cidadão, do consumidor, do eleitor ou de qualquer outro foco humano de investigação. A digitalização […]
Autor: Karla Mendes
Pesquisa de Opinião – Uma visão em 3D – parte 4
Nos artigos anteriores, buscamos esclarecer sobre o método de realização das pesquisas em 3D. Neste, abordaremos, também sob a ótica 3D, algo intrínseco às pesquisas, apesar do tratamento superficial que recebe na observação e análise dos seus resultados, que é a apropriação dos seus resultados. O resultado da pesquisa, ao promover uma ação, seja de […]
Pesquisa de Opinião – Uma visão em 3D Parte 3
Parte 3 Como ressaltei nos artigos anteriores, pesquisa é algo dinâmico, não só pela frequência com que ela venha a ser realizada mas, principalmente, se ela for capaz de captar movimentos da sociedade e não apenas o instante de sua realização, por mais ampla que seja (amostra, tamanho do questionário, quantidade de rodadas de campo ou de […]
Pesquisa de Opinião, uma visão em 3D – Parte 2
No artigo anterior, explorei como critérios subjetivos podem ampliar o alcance dos resultados das pesquisas de opinião, utilizando o que denomino de metodologia dos 3 D (Demografia, Democracia e Diversidade), alcançando uma análise mais ampliada da informação, afinal, a visão de mundo das pessoas é o que conduz suas escolhas. A pesquisa de opinião é vista […]
Pesquisa de Opinião, uma visão em 3D
Parte 1 As pesquisas de opinião são uma ferramenta decisiva para se compreender a dinâmica do comportamento humano, tanto em grupos sociais como no mais individualizado dos seus aspectos. Tudo é uma questão de objetivo, método e qualidade. É uma ferramenta fundamental para quem quer desenvolver qualquer projeto que vise tranformar uma nação, articular uma […]