Parte 3
Como ressaltei nos artigos anteriores, pesquisa é algo dinâmico, não só pela frequência com que ela venha a ser realizada mas, principalmente, se ela for capaz de captar movimentos da sociedade e não apenas o instante de sua realização, por mais ampla que seja (amostra, tamanho do questionário, quantidade de rodadas de campo ou de grupos focais, periodicidade, etc.). Este dinamismo se aplica ao que se obtém de resultados em relação à satisfação de consumidores, de usuários ou mesmo nas escolhas políticas e avaliações de governos. Neste artigo, vamos desenvolver um pouco mais esta ideia.
Movimento também significa imperfeição, variação, mudança. De quase nada vale uma pesquisa única sobre qualquer tema ou que não seja capaz de captar alterações no ambiente. Se a ambição por informação for pequena, talvez sim, se o objetivo resume-se saber sim ou não, preto ou branco de uma determinada questão, sim, talvez uma pesquisa única sirva, mas, não é este o objeto de nossos artigos.
Para obtermos uma informação mais segura, advogamos a necessidade de um movimento de pesquisa. Isto quer dizer contratar várias rodadas, amostras infindáveis, pesquisar por longo tempo? Não. Pesquisas continuadas ou que recorram a metodologias diferentes são as ideais, especialmente para serviços continuados, por exemplo, mas, na grande maioria dos casos, não, não é necessária. Mas, para que pesquisas pontuais (o mesmo se aplica à continuada) sejam elas de campo, qualitativa, etc. é essencial que elas dialoguem com outras fontes de informação e se constituam como uma pesquisa holística, com olhares diferentes sobre o mesmo tema (nem que seja compará-la com o noticiário, que é a forma mais pobre de informação que se pode obter em termos de pesquisa de opinião).
Assim, pode-se ter uma visão mais ampla do tema em questão. Um apanhado grande de visões, de correlações, capaz de fornecer resultados mais próximos à realidade das opiniões das pessoas e dos grupos investigados certamente será mais eficiente e certeira, se analisada de modo multidisciplinar.
Enfim, para obtermos uma visão mais clara do que é o movimento da sociedade em diversos planos e temas de interesse, considero necessário buscar os elementos dinâmicos que permitam a combinação de a) dados estatísticos – primários e secundários b) opinião pública/mercado e c) os meios de informação a que as duas primeiras variáveis estão expostas às informações que circulam na sociedade, pois, com esta interrelação poderemos ter uma visão multidimensional da sociedade.
Mas, todo este método de pesquisa e análise não pode se realizar plenamente, se a apropriação da informação é totalmente privada ou sua divulgação fruto exclusivo da escolha de quem realiza ou financia a obtenção da informação. Por que? Porque sendo parte de um sistema de informação que circula pelas publicações acadêmicas, estudos oficiais, midia, etc, ele é também parte da formação da opinião que será coletada em toda e qualquer pesquisa. E assim sendo, quanto mais públicas e acessíveis são as informações de outras pesquisas, mais seguros são os seus resultados em termos de aproximação da realidade de cada pesquisa que se vale de modo interdisciplinar, ou 3D de se investigar o movimento da sociedade.
Desenvolveremos mais esta questão no próximo artigo.